sábado, 23 de fevereiro de 2008

Torta de Morangos


INGREDIETES


Massa - 250g de farinha de trigo - 75g de açúcar de confeiteiro- 1 colher (sobremesa) açúcar de baunilha- 1 colher (café) rasa de sal- 150g de manteiga sem sal, gelada e picada- 1 ovo ligeiramente batido- 1 colher (sobremesa) de raspas de limão ou de laranja.


Creme de Confeiteiro:- 5 gemas de ovos peneiradas- 1 lata de leite condensado- 60g farinha de trigo- 60g amido de milho- 750 ml de leite- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal- 1 colher (chá) de essência de baunilha- 1 colher (sopa) de conhaque ou rumCobertura:- 500 g de morangos médios, lavados e cortados ao meioOPCIONAL: Geléia de brilho vermelha (não usei) - 100g de xerém de caju ou pistaches triturados


MODO DE PREPARO: Massa:Em uma bacia grande coloque a farinha, os açúcares, o sal e a manteiga gelada e vá esfarelando com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida. Junte os demais ingredientes e amasse com a ponta dos dedos até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe a massa pronta gelar por 30 minutos, forre uma forma própria, fure o fundo da massa com um garfo e asse em forno pré-aquecido à 180ºC até dourar.


Creme:Em uma panela grande coloque o leite condensado, as gemas, a farinha de trigo, o amido de milho e misture ate ficar homogêneo. Junte o leite e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme firme e brilhante. Junte a manteiga e deixe esfriar completamente. Por último, bata o creme rapidamente na batedeira, agregue os aromas e coloque sobre a massa já assada.


Montagem da Torta:Depois de colocar o creme, distribua morangos e finalize com o brilho de cobertura e o xerém de caju triturado em toda a volta (opcional).


CONSIDERAÇÕES: A massa é uma delícia e rende bastante. Para se ter uma idéia, fiz uma fôrma grande e outras 4 menores (do tipo mini). Ainda guardei mais um pouco da massa e usei para uma torta de uvas (que falarei num próximo post).


A massa fica como um biscoito meio amanteigado....perfeita!!!!!O creme é gostoso, mas acho que a farinha poderia ficar de fora, pois dá um aspecto "pesado" à massa. Essa é uma observação minha (e única), pois todo mundo que comeu a-do-rou!

Nenhum comentário: