sábado, 23 de fevereiro de 2008

Bife à parmegiana - Difícil não gostar desse prato: bife à parmegiana acompanhado por arroz branco, batata palha e ovo frito. Por cima, alho frito sal


Ingredientes-

Carne de sua preferência (mas que seja macia!) - usei filé mignon- sal e pimenta-do-reino moída a gosto-

2 ovos misturados com 1/2 xícara (chá) de água, sal epimenta-do-reino moída a gosto (para empanar)

- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca misturadas com 1xícara (chá) de farinha de mandioca torrada (para empanar)

- pouco óleo para fritar os bifes- molho de tomate caseiro- queijo mussarela ralado- queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar.


Modo de Preparo Numa superfície plana, coloque os bife dentro de um saco plástico e com o auxílio de um martelo de carne, bata em cada um até que dupliquem o tamanho. Tempere-os com sal e pimenta-do-reino.Passe cada bife na mistura de ovos com água, sal e pimenta-do-reino. Depois passe-os na mistura de farinha de rosca com farinha de mandioca torrada e aperte bem. Numa frigideira grande com um pouco de óleo, frite os bifes até que fiquem dourados dos dois lados. Reserve-os.Num refratário, faça camadas da seguinte forma:- metade do molho de tomate caseiro- um bife empanado e frito- metade do queijo mussarela ralado- o outro bife empanado e frito- a outra metade do queijo mussarela ralado- e termine com o restante do molho de tomate caseiroLeve para o forno 180ºC por +/- 15 minutos.


Curiosidade: Na verdade o filé a parmegiana é uma variação do bife à milanesa, com muito molho de tomate e gratinado com queijo. Não se sabe ao certo a origem do prato, no entanto eletem referência na cozinha italiana, pois leva o nome de um dos queijos mais famosos da Itália, o parmiggiano-reggiano.

Nenhum comentário: